quinta-feira, janeiro 11, 2007

Comunicado: O Blog ficará sem atualização até o próximo dia 1 de fevereiro, quando retorna em novo formato, com lay-out moderno e totalmente interativo com o leitor. Paulo Andreoli.

quarta-feira, janeiro 10, 2007

ROUBÔNIA

Encontrei pelo caminho um cidadão do modelo “papagaio”, que repete tudo o que a televisão fala. Do tipo que se o ator da novela das oito aparecer usando calcinha e falar que está na moda, o tonto passa imediatamente a usar.

Pois é, o homem quis mostrar que sabia onde era meu estado e aproveitou para largar a pérola cunhada pelo pessoal do Casseta e Planeta, a expressão Roubônia, perguntando depois se é verdade tudo o que falam do estado.

Polidamente (rsrsr) respondi que eram verdade os fatos, mas não as ilações sobre a terra de Rondon.

O pessoal do Casseta não podia classificar nosso estado como o mais corrupto da nação.

Na verdade, Rondônia foi o estado em quem mais se combateu a corrupção no Brasil. Aqui se prendeu corrupto em todas as esferas do poder. Aqui a Polícia Federal trabalhou com afinco e deu no que deu.

Não tenho dúvida que nos outros estados brasileiros a corrupção grassa também em todas as instâncias do poder.

Desde propina (empreiteiras, empresas de vigilância e segurança, coleta de lixo, prestadoras de serviço terceirizados e outros ralos do dinheiro público) vinda das emendas parlamentares para deputados assim como a tenebrosa advocacia administrativa.

De Norte a Sul. Indiscriminadamente, sem exceções. A diferença é que aqui se desnudou a bandalheira que estava bem escondida nos porões do poder.

Resumindo, tenho orgulho de morar nas margens do Rio Madeira e não vai ser um jargão de televisão que vai estragar minhas férias. Eu quero é saber quando a onda da moralização pública chegará ao resto do Brasil?

CLEPTOCRACIA

Outra expressão cunhada também por um carioca ( César Maia) reflete o pensamento nacional a respeito do parlamento rondoniense. Desta monta tenho que concordar.

Todos os deputados estaduais são acusados de corrupção pela Federal, com provas cabais de má atuação enquanto representantes do povo. Mas os “acusados de corrupção” continuam lá como nada tivesse acontecido. Não foram cassados pela justiça. Ainda não acertaram as contas com a Polícia. E o que é pior, discutem o orçamento estadual de 2007 como se fossem pessoas probas. É muita cara de pau.

O novato Ribamar Araújo ( PT), deputado recém eleito e que faz parte dos “independentes”, disse que o grupo vai moralizar o legislativo. Vamos torcer para que realmente aconteça a necessária profilaxia para o parlamento voltar a ter a dignidade que precisa para representar o povo de Rondônia.

SERÁ

Alguns futuros ex-deputados estaduais devem ser nomeados secretários de estado pelo Governador. É o que diz a imprensa.

Espero que o governador tenha a sensatez de aguardar o desenrolar dos processos criminais que os quase ex-deputados vão responder.

Não fica bem sair nomeando “acusados de corrupção” para ordenar despesas com recursos oriundos do suor do trabalhador rondoniense.

Se Cassol persistir com a afronta, corre o risco de cair na mesma vala podre onde alguns estão enterrados até o pescoço. Adágio popular : “Me diga com quem andas e te direi quem és.”

segunda-feira, janeiro 08, 2007

CANDEIAS DO JAMARI

Uns 150 metros antes da entrada de Candeias do Jamari, existe uma placa informando que á 700 metros você terá acesso ao complexo turístico do município.

A placa está no meio do mato alto. Se um infeliz viajante resolver entrar na cidade e conhecer o “complexo de lazer” ficará decepcionado. Está abandonado, sem nenhuma atração. Nem um mirante ao menos que justificasse uma foto. Nada.

Com a chegada de Garçom ( ex-prefeito) no Congresso Nacional, quem sabe algum recurso venha ajudar a revitalizar o local.

Por isso, turistas de plantão. Não entrem em Candeias, não tem nada de interessante no tal complexo.

Melhor seria se tirassem a dita cuja da beira da rodovia. Propaganda enganosa é crime.

CACOAL

A primeira lombada para quem chega à Cacoal está sem sinalização. Você só descobre quando já está saltando a rampa. Que sacanagem!!!

A terra do antigo anão do orçamento ( Ronaldo Aragão, não esqueci), que tem a viúva Sueli no comando me fez lembrar os tempos de motocross. Voei...

PIMENTA BUENO

Em Pimenta, terra do KaKa Mendonça, um asfalto da marginal cruza a BR 364 em vários pontos, com altura acima da pista de rodagem. Serviço porco de algum engenheiro.

Não, não pode ter sido engenheiro quem fez aquilo.

VILHENA

Quem passa pelo Portal da Amazônia, percebe o desenvolvimento e progresso da cidade. Adversários políticos do Clã dos Donadon tem que reconhecer que a cidade está bonita, limpa e bem arrumada.

Só não se sabe a que preço!!!

SINCRONICIDADE

Em Cáceres no Mato Grosso passei por uma situação de coincidência do tipo que só acontece uma vez na vida.

Por volta de 21hs, parei para abastecer num posto no centro da cidade (curioso que sou, sai de Br e entrei no município). Usando um cartão de débito, na hora de pagar descobri que o cartão tinha sido bloqueado pelo banco por questões de “segurança”.

Sem dinheiro para pagar o total do abastecimento ( três reais o litro da gasolina, que roubooooooo), fiquem sem saber o que fazer.

Pedi então que o frentista retirasse o combustível. (No outro dia de manhã, iria à agência do banco e resolveria a pendenga).

Eis que aparece um carro, com um cidadão pedindo informação.

Tinha entrado na rua errada e estava “meio” perdido. Quando meu filho atendeu o chamado, reconheci o amigo da PM, oficial Armande ( leitor assíduo do blog).

Aí foi daquele tipo, você por aqui? Que coincidência?? O que está fazendo?? Indo para onde? Hotel com vagas?

Expliquei minha situação e prontamente o companheiro pagou a despesa. ( No outro dia pela manhã, resolvi a pendência com o Salvador – primeiro nome de Armande) e segui viagem.

Depois dessa, começo a acreditar na sincronicidade junguiana.

sábado, janeiro 06, 2007

FÉRIAS

Estou de Férias. Vim para a casa da família no interior de São Paulo. Vou atualizar o Blog na medida em que encontrar um computador dando mole no caminho. Não sou muito chegado a Lan House (muito jogo, msn, Orkut e pouca informação), mas se for necessário...

MAGNO

O ex-candidato a vice-governador na chapa do governador Cassol, preso em 4 de agosto na operação Dominó, deve ser alçado a posição de secretário do estado de Rondônia.

Seria uma espécie de prêmio pelos bons serviços prestados ao povo de Rondônia?

Para este repórter, Carlos Magno deveria ser indicado para assumir a Seapen – Secretaria de Assuntos Penitenciários.

Conhecedor íntimo do sistema carcerário rondoniense (mais de 100 dias de cadeia), Magno pode dar aos “manos” um tratamento mais digno.

Alguns deputados, possíveis futuros usuários do sistema prisional estadual (Pelo grau de periculosidade, alguns deviam ir para a máquina de fazer loucos em Catanduvas (PR)) também ficariam felizes com Carlão na Seapen.

No comando do Urso Branco, sabendo da relação de Magno com deputados acusados de corrupção, não faltariam regalias para os nobres parlamentares.

PARA LEMBRAR

Ouça nos links abaixo os áudios gravados ( com autorização judicial) pela Polícia Federal e conheça um pouco mais sobre o futuro secretário de estado.

Operação Dominó – Áudio 011 (Participação de Carlos Magno – Parte 1)

http://www.rondoniaovivo.com/exibenot1.php?id=18213

Operação Dominó – Áudio 012 (Participação de Carlos Magno Parte 2)

http://www.rondoniaovivo.com/exibenot1.php?id=18287

DETRAN

O Departamento de Trânsito foi o órgão da administração estadual que sofreu a maior perda, graças à lei do nepotismo aprovada recentemente.

A advogada Jackeline Cassol, irmã de Ivo, deu um exemplo de bom gerenciamento na autarquia, conseguindo dinamizar o atendimento ao usuário, valorizar servidores e celebrar convênios para ajudar a equipar a Polícia.

Fez em quatro anos, o que seus antecessores não fizeram em vinte.

Jovem e competente, Jackeline segue sua ascendente trajetória profissional. Vai fazer falta na administração estadual.

MILLENIUM

A agência que comandava a publicidade oficial da Assembléia Legislativa durante o período mais obscuro de Rondônia deve ser impedida de participar da licitação de mais de sete milhões previstos para este ano. É o que pensa um publicitário que encontrei pelo caminho. O cidadão promete ir á Justiça, Ministério Público e imprensa para impedir a participação da pessoa jurídica.

O marketeiro não explicou qual seria o impedimento, mas estava convencido da participação ativa da empresa no desfalque na casa de leis.

PUBLICIDADE

Segundo fontes deste blogueiro, a agência da ALE não media audiência, muito menos o GRP dos veículos de comunicação. Os valores pagos aos veículos eram de acordo com a tabela apresentada pelas empresas.

ÔNIBUS

Dentre os “benefícios” que vão advir do aumento da passagem do transporte público em Porto Velho estaria a entrada em operação de seis ônibus adaptados para deficientes físicos.

Pois bem, esta afirmação é mentirosa.

Os ônibus adaptados são uma exigência do Ministério Público e já deviam estar circulando na capital faz tempo. Não tem nada de caridade dos empresários do setor. Muito menos com aumento de passagem.