quarta-feira, janeiro 10, 2007

ROUBÔNIA

Encontrei pelo caminho um cidadão do modelo “papagaio”, que repete tudo o que a televisão fala. Do tipo que se o ator da novela das oito aparecer usando calcinha e falar que está na moda, o tonto passa imediatamente a usar.

Pois é, o homem quis mostrar que sabia onde era meu estado e aproveitou para largar a pérola cunhada pelo pessoal do Casseta e Planeta, a expressão Roubônia, perguntando depois se é verdade tudo o que falam do estado.

Polidamente (rsrsr) respondi que eram verdade os fatos, mas não as ilações sobre a terra de Rondon.

O pessoal do Casseta não podia classificar nosso estado como o mais corrupto da nação.

Na verdade, Rondônia foi o estado em quem mais se combateu a corrupção no Brasil. Aqui se prendeu corrupto em todas as esferas do poder. Aqui a Polícia Federal trabalhou com afinco e deu no que deu.

Não tenho dúvida que nos outros estados brasileiros a corrupção grassa também em todas as instâncias do poder.

Desde propina (empreiteiras, empresas de vigilância e segurança, coleta de lixo, prestadoras de serviço terceirizados e outros ralos do dinheiro público) vinda das emendas parlamentares para deputados assim como a tenebrosa advocacia administrativa.

De Norte a Sul. Indiscriminadamente, sem exceções. A diferença é que aqui se desnudou a bandalheira que estava bem escondida nos porões do poder.

Resumindo, tenho orgulho de morar nas margens do Rio Madeira e não vai ser um jargão de televisão que vai estragar minhas férias. Eu quero é saber quando a onda da moralização pública chegará ao resto do Brasil?

CLEPTOCRACIA

Outra expressão cunhada também por um carioca ( César Maia) reflete o pensamento nacional a respeito do parlamento rondoniense. Desta monta tenho que concordar.

Todos os deputados estaduais são acusados de corrupção pela Federal, com provas cabais de má atuação enquanto representantes do povo. Mas os “acusados de corrupção” continuam lá como nada tivesse acontecido. Não foram cassados pela justiça. Ainda não acertaram as contas com a Polícia. E o que é pior, discutem o orçamento estadual de 2007 como se fossem pessoas probas. É muita cara de pau.

O novato Ribamar Araújo ( PT), deputado recém eleito e que faz parte dos “independentes”, disse que o grupo vai moralizar o legislativo. Vamos torcer para que realmente aconteça a necessária profilaxia para o parlamento voltar a ter a dignidade que precisa para representar o povo de Rondônia.

SERÁ

Alguns futuros ex-deputados estaduais devem ser nomeados secretários de estado pelo Governador. É o que diz a imprensa.

Espero que o governador tenha a sensatez de aguardar o desenrolar dos processos criminais que os quase ex-deputados vão responder.

Não fica bem sair nomeando “acusados de corrupção” para ordenar despesas com recursos oriundos do suor do trabalhador rondoniense.

Se Cassol persistir com a afronta, corre o risco de cair na mesma vala podre onde alguns estão enterrados até o pescoço. Adágio popular : “Me diga com quem andas e te direi quem és.”

Nenhum comentário: