EVO MORALES
A passagem do presidente da Bolívia, Evo Morales pelo Brasil na noite de quarta-feira e amplamente divulgada pela imprensa local está cheia de contradições e eivada de informações alarmistas.
De acordo com Valciro Casara, Cônsul do Brasil no pais vizinho, Morales estava em Cachoeira Esperanza ( BO) para o lançamento do projeto da construção de hidrelétrica no local. O atraso na chegada de Evo a pequena comunidade localizada no rio Beni, 30 km acima da sua confluência com o rio Mamoré, no estado de Pando, na Bolívia, foi o fator principal da travessia do presidente boliviano ao Brasil.
CACHO VARGAS, DEPUTADO BOLIVIANO FAZ POSE PARA ESTE ESCRIBA
Segundo Casara, que acompanhou Morales desde sua chegada a Guayara-Mirim (BO), realmente houve manifestações dos comitês cívicos da região, liderado no município fronteiriço pelo deputado Cacho Vargas, mas nada que coloca-se a integridade do presidente boliviano em risco.
ATRASO
Com previsão de chegada pela manhã, Evo Morales só chegou a Cachoeira Esperanza por volta de 12hs, quando se iniciou a cerimônia de lançamento do projeto hídrico. Após a ato oficial, Morales foi participar de um almoço com empresários e lideres políticos do departamento de Beni.
Por volta de 16hs, ao final da cerimônia, foi detectado que o helicóptero super-puma da Força Aérea Boliviana ( Fab para eles, Fabol para os brazucas) que trouxe Morales não tinha autonomia de vôo para retornar, e nem havia combustível disponível para a aeronave ( só na Bolívia...).
Foi acertado que um avião viria de La Paz para buscar Morales, no caso um Lear Jet.
Porém, as pistas da região boliviana não oferecem condições de pouso com segurança para este tipo de aeronave. Outra situação que contribuiu para a operação de ajuda brasileira foi o adiantado da hora, já que eram por volta 17hs e um vôo da capital da Bolívia até Guayara leva em torno de duas horas, o que levaria a situação já para a noite.
Como o aeroporto de Guayara não possui balizamento para operação noturna, o cônsul brasileiro ofereceu a pista de Guajará Mirim para o embarque de Morales. Foi feito contato com o Exército Brasileiro, Polícia Federal e Ministério das Relações Exteriores que autorizaram a operação e providenciaram um balizamento de emergência na cidade brasileira.
Tudo acertado, Morales veio por terra, no carro do consulado brasileiro até Guayara-Mirim, onde embarcou no porto de 3 distrito Naval boliviano numa voadeira até o porto brasileiro. Morales foi recepcionado pelo EB e PF e foi levado até o quartel.
Ás 22h30, Morales embarcou no jato boliviano e retornou a La Paz.
FALANDO EM BOLÍVIA
Flagrante de contrabando de gasolina
HIDRELÉTRICA DE JIRAU
Fui ao almoço da Energia Sustentável do Brasil S.A. para a apresentação do projeto da Usina Hidrelétrica de Jirau para as autoridades. O regabofe foi realizado no Casablanca, nesta quarta-feira (27).
Como em Rondônia tudo é possível, durante a cerimônia de apresentação do projeto bilionário, que pretende fornecer milhares de kilowatts para o sudeste brasileiro, acabou a energia no local, provocando um tremendo mal estar nos envolvidos no projeto e uma verdadeira sauna para os que ali estavam.
Já imaginou a saia justa? Foi um corre-corre, conversas ao pé do ouvido e após cerca de longos 20 minutos, eis que a energia é restabelecida. Que patacada. Só rindo.......
ENERGIA
Deixo claro que sou favorável a construção das Usinas do Madeira, porém, acredito que nós cidadãos rondonienses temos que receber uma contra-partida das empresas e do Governo Federal. No que tange sermos uma barriga de aluguel para o sudeste brasileiro e termos promessa de compensações financeiras para o estado e município, acredito que a única opção palpável para o rondoniense é ver o valor de sua conta de energia despencar no final do mês.
Se vamos produzir energia que será comercializada a mais de 3000 km, não justifica pagarmos uma das tarifas mais altas do Brasil. Temos que receber o beneficio ou subsidio ( escolha o nome), porém não podemos pagar mais caro de quem vai receber a energia sustentável do Madeira no sul maravilha.
Então fica assim.
Hidrelétricas só com a redução da tarifa da Ceron para os consumidores rondonienses.
RIO MADEIRA
Uma denúncia de extração ilegal de areia no Rio Madeira, acima da cachoeira de Santo Antonio deve ser investigada com celeridade. De acordo com o denunciante, estudos determinaram que a areia do Madeirão possui elementos que provocam a corrosão de material ferroso a longo prazo.
Acontece que uma empresa estaria retirando areia e vendendo em Porto Velho para a construção civil. Com a verticalização da capital rondoniense, não pode-se deixar de apurar tal fato.
Já imaginou daqui uns anos, assistirmos um caso tipo o "Palace" no Rio de Janeiro, com o esfarelamento de um espigão na capital?
RS
A defesa do prefeito Roberto Sobrinho conseguiu novo adiamento da audiência criminal por conta da agressão do pacifico cidadão contra este jornalista. Após 3 adiamentos, a nova analíse judicial estava marcada para ser realizada nesta sexta-feira(29), no gabinete do Desembargador Rowilson Teixeira.
No pedido, a defesa do calmo e sereno administrador disse também que Sobrinho não deseja conciliação, portanto não pretende aparecer em audiência nenhuma, por conta de seus compromissos eleitorais.
Neste ponto estamos quites. Também não pretendo fazer conciliação com este cidadão.A honra deste e sua família falam mais alto e vou buscar a justiça, leve o tempo que levar.
Como bom italiano, comprei um vinho e escrevi o nome do desafeto no rótulo. Está na prateleira, na dispensa de casa, esperando o dia de ser aberto.
Terei justiça, custe o que custar. Capiche...
IMPUNIDADE
No Brasil, a impunidade para autoridades é fato, podendo qualquer vagabundo que detenha cargo político ofender e roubar o contribuinte, ciente que não vai para a cadeia. Fazer o que.
Anseio pelo dia em que a sociedade civil organizada faça valer seus direitos e leve ao paredão todo ladrão de recursos públicos....
ROMILDO ROSA
E não é que o personagem da novela das “oito”, a Favorita, o político corrupto que manda seguranças descer o sarrafo em jornalista que ousa perguntar o que não está no script, está em voga no país do faz de conta.
A última situação que envolve o meliante dá conta que o mesmo ostentaria um belo par de chifres na testa, dado por sua bela esposa ( já falecida na novela). Que babado forte. Quer dizer que além de ser metido a bravo, o Romildo Rosa ainda trás no currículo a pecha de Corno.
Então tá, preciso parar de assistir novelas e me ligar na vida real. Plim Plim...
PODEROSO
Um todo poderoso da mídia local já está de malas prontas para deixar a emissora onde reinou, usou e abusou dos funcionários. Sem falar na falta de competência explícita do mesmo, que deixou a empresa totalmente desestruturada. Já vai tarde...
quinta-feira, agosto 28, 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Bom a respeito do Evo Morales, esta cheio de contradições sim, mas por estas imagens http://www.unitel.tv/telepais/videos.php?id=3898 da televisão boliviana, não bate com a versão dada por "Cacho" a sua pessoa.
Vlw
Postar um comentário