sexta-feira, junho 22, 2007

SAUDADE

Hoje acordei de madrugada com um aperto no coração, com um nó na garganta, com uma saudade muito grande de meu pai, Francisco Andreoli ( 1941-2004). Chorei que nem criança.

Acompanhei o “velho” na sua viagem a Rondônia. Político combativo em São José dos Campos (SP), encontramos guarida neste rincão no final da ditadura militar. Vim para fazer companhia, nesta nova empreitada. Tinha meus sonhos de retornar a São Paulo e estudar. Passaria um pedaço de tempo aqui, depois retornava. Desta data, mais de 20 anos já se passaram. Sou rondoniense de corpo e alma.

Seus olhos azuis da cor do céu, seu sorriso franco, seu abraço forte e aconchegante vieram forte na minha lembrança nesta madrugada. Que saudade pai, que saudade de seus “saraus” familiares, com declamações de poesias e discussões de livros e temas do cotidiano brasileiro. Ainda mantenho vivo no meu coração seus discursos duros e contudentes contra a corrupção e injustiça. Nos dias de hoje, converso com o “velho” através das anotações de beira de páginas dos livros que herdei.

Enquanto seus algozes não tenham sido punidos pela sua morte, minha fé e esperança na justiça divina me consolam e me fazem continuar firme e forte no caminho que me ensinaste a seguir.

Chegando no escritório agora ela manhã, procurando um documento para entregar ao contador da empresa, eis que encontro o livro de sua autoria, o Enigma dos Cânticos.

Sincronicidade!!!

Publico abaixo um dos seus poemas, relatando justamente a saudade seu pai ( meu avô), Alberto Andreoli ( Imigrante italiano, anarquista de carteirinha).



QUE SAUDADE

Papai, porque não respondes
Papai, porque foi que morreste.
Ai que saudade de outrora
De quando eu era pequeno
E tu me levavas voando
Pelas asas da fantasia
Trepado na arquibancada
Aplaudindo o picadeiro
O palhaço ventania,
Os grandes trapezistas,
O domador, o maciste
E cãezinhos malabaristas

Ai que saudade meu velho
Dos tempos do pipoqueiro
Subindo nas platibandas
Dos moleques do amendoim
Vendendo seus pacotinhos
Da moça que do trapézio
Mandava beijos para mim
Do zumzum da arrelia
Do susto e do suspense
De todo o mundo de sonho
Das cores e do calor
Que saudades do senhor,

Papai porque foste embora?
Leva-me ao circo de novo
Leva-me aos sonhos papai...


BRT

No Procon, a empresa de telefonia de Rondônia no quesito reclamação de consumidores é a Brasil Telecom. Mas tem uma luz no fim do túnel. A concorrência está ai, comendo a BRT pelas beiradas.

CPI

Fátima Cleide disse que é contra a CPI do Sintero. Não é de se estranhar. A futura ex-senadora também é contra investigar o Senador Renan Calheiros, ou seja, faz parte do bloco de parlamentares comprometidos com a situação do governo. Nem que envolva corrupção explicita.

OTÁRIOS

O carnaval fora de época só sai na Jorge Teixeira se Zezinho do Maria Fumaça conseguir colocar um adesivo de otários na testa das autoridades locais...

HOMENAGEM

Em homenagem ao líder do prefeito na Câmara, o vereador Kruger Darwich, vamos publicar na segunda-feira uma nova lista de comissionados do seu compadre Roberto Sobrinho. Estamos digitalizando os nomes da Semob, Semtram e Semas. Aguardem...

3 comentários:

Anônimo disse...

só um adendo, Andreoli:

"OTÁRIOS OU BANDIDOS"

Seria melhor corrigir esse título sobre os políticos safados em conluio com o Maria Fumaça.

Anônimo disse...

E vc tem alguma dúvida se o adeviso vai rolar?

Anônimo disse...

Colar o adesivo e o Raupp mais uma vez encher os bolsos das autoridades locais de dinheiro!
Pouca vergonha!