sexta-feira, julho 11, 2008

LCP X SANTA ELINA

Na fazenda Santa Elina ( Corumbiara/RO), palco de uma chacina ( 9 mortos) em 1995, dois movimentos de trabalhadores Sem Terra tentam manter a posse da fazenda supostamente produtora de 1000 toneladas de arroz no ano passado ( notas fiscais de produtor anexas pelo proprietário ao laudo de produtividade no processo judicial de pedido de reintegração de posse e contra desapropriação do latifúndio).

A LCP – Liga dos Camponeses Pobres e o MAP – Movimento Agrário Popular estão lutando pela área. Algumas divergências entre os dois grupos foram detectadas e podem ser o estopim de uma crise na região.

SEMIÓTICA

No estudo dos signos e sinais, a neo-ciência Semiótica, conclui-se que a exposição e repetição do individuo aos mesmos elementos simbólicos, produzem efeitos cognitivos que influenciam tanto fisicamente, como no emocional da pessoa, criando na consciência do elemento ( racional ou irracional), sentidos de percepções de situação e ambiente. ( Dá-lhe professora Sara Xavier, rsrsrsrs)

Divaguei um pouco sobre a Semiótica para chegar a um estudo de situação com o caso dos PMs em “ greve” no estado e o uso de Policiais Civis no serviço de policiamento ostensivo. Em especial me refiro a farda dos soldados militares e a roupa civil ( a paisana) dos agentes investigativos civis.

Pare e reflita. Se aparecer um cara correndo atrás de você, com arma em punho, sem estar com uma farda que você tem nos seus “arquivos pessoais” de memória cognitiva como sendo um policial, qual sua reação? Você fica na duvida. E se não for polícia?

O uso da farda está intimamente ligado a simbologia do poder do Estado desde tempos imemoriáveis. Assim sempre foi. Pode-se até dizer que o ser humano já nasce hoje, dentro do processo de evolução sensorial com esta percepção. Aliás, o uso de roupa civil é exatamente para confundir o criminoso ( investigado) sem chamar sua atenção.

Portanto senhoras autoridades, muito cuidado no que pode advir desta inversão abrupta de símbolos do Estado na manutenção da ordem. Podem ocorrer atos falhos de cidadãos na hora da abordagem policiais sem fardas e vocês, inteligentes e bem assessorados representantes do povo, podem ser responsabilizados por qualquer “acidente” ou “incidente” que ocorrer com um contribuinte.

IOIÔ

A nova operação policial federal que levou o banqueiro Dantas de volta ao cárcere pode ser chamada de operação Ioiô, (foi e voltou bem rapidinho). Mal esfriou o HC concedido celeremente pelo presidente do STF, a nova ordem de prisão já saía do forno. E olha que não é pizzaria “delivery” para ser tão rápido.

Agora se faz necessário investigar quem são os beneficiários das propinas milionárias pagas pelo banqueiro ( documento apreendido), Entre os mimos, uma cueca de mais de 2 milhões foi para um tal “clube” e outra de 25 milhões para a eleição de um tal “João”. Vem bomba no planalto central......

ORGULHO

O conhecido Arnaldo Lourenço ( Buiú) de Porto Velho, esteve no programa Mais Você na Rede Globo para apresentar ao Brasil sua suculenta receita de Picanha fatiada. Ponto para o boa praça gastronômico e para o Estado que tem exposição positiva perante o resto do país.

Mas Arnaldo não é o único. Temos o jornalista Roberto Kuppê ( até agora campeão de audiência), hoje conhecido nacionalmente por suas ações sociais ( louváveis diga-se de passagem), após ter sido agraciado com um prêmio lotérico e mostrar que o rondoniense sabe dividir o pão.

No segmento esportivo, temos o piloto Julio Bonache ( bom de braço em provas de velocidade), 3º colocado na categoria Protótipo no Rally Internacional dos Sertões. O jovem Rodrigo Shelhorst, representante do estado no mundo radical do MotoCross também levanta poeira lá fora e mostra que Rondônia não tem só lama política. João Tagino, outro participante do Sertões, atual campeão brasileiro de Rally, categoria Marathon, dá exemplo de garra e competividade nas trilhas do interior do Brasil.

Nadando de braçada, temos o atleta Guilherme Fronho, primeiro rondoniense a trazer para o estado uma medalha de GP Internacional de natação. E muitos outros que estão na crista da onda, demonstrando na prática que dá para surfar num estado recorrente em Tsunamis políticas.

Não posso deixar de registrar aqui o meu “brother” Wanderley Correa, jornalista cunhado nestas paragens e que hoje, mostra todo o profissionalismo da imprensa " fora do eixo Rio-Sampa" no disputado mercado do sudeste. O "Webpress" está atuando no portal Comunique-se, site da mais alta credibilidade entre a imprensa nacional.

Na cultura, Alisson Castro, Sandro e Gioconda ( Pirablue), Banda Strep, Banda Estróina e mais uma galera sangue bom.

Por estas e outras que tenho orgulho de quando estou trabalhando “fora de casa”, sinto-me feliz com o apelido recebido por este repórter no Sertões.

Quando eu ouvia: - “Ei Rondônia”, já olhava em direção ao chamado, que sabia que era comigo.

Outra , nenhum dos citados precisou subir num patrimônio histórico para pedir respeito. Todos conquistaram por méritos próprios.

Fala Rondôniaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

PAPO RETO

Conversei com dois companheiros de profissão no corredor da folia. O jovem “comedor de melância” Léo Ladeia e o “quente” Fogaça. Os caneteiros deram algumas sugestões de linha editorial para este blogueiro. Concordei com a idéia. Valeu Léo e Everaldo.

ABA

Alguém já ouviu falar da ABA – Associação Beneficente da Amazônia?

SOM

Como meu outro blog está “off-line”, perdi alguns arquivos que gosto muito. Entre eles, este clipe montado sobre a música “Depois de Nós”, interpretada pelos Engenheiros do Havaii, que está inserido no Youtube. Letra, melodia e imagens de fino gosto na opinião deste "old man".



TUBE RONDÔNIA

LCP -Liga dos Camponeses Pobres lança “ jornal eletrônico” Resistência Camponesa na net. Nitroglicerina pura!!!!



MOTOCROSS

Vídeo by Dado Martins do site PB URGENTE da 3ª Etapa do MX em Porto Velho.



JATO

Para fechar, dá uma sacada no pouso deste Boeing 737-800 na pista 01 no aeroporto Jorge Teixeira, gravado na cabine de comando.



BOM FINAL DE SEMANA A TODOS!! ANDREOLI

Nenhum comentário: