sexta-feira, novembro 03, 2006

DE ROCHA

O caso dos vigilantes que até hoje não conseguiram receber suas rescisões e direitos trabalhistas é uma incógnita. Muitos dizem que a culpa seria da Condor Segurança. Eu, de ROCHA que nada sei. Mas aconselho os vigilantes acenderem umas velas para Santo Expedito, o “santo” das causas impossíveis.

A CASA VAI CAIR

A Federal encerrou mais um inquérito sobre desmandos na ALE/RO. Mais 49 foram indiciados. Escaparam de “tocarem piano” mais de 600 pessoas ( não sabiam que era irregular, risos) que utilizaram os serviços de “agência de viagem” da casa do povo.

Mas tem muita gente boa que ainda não foi chamada a prestar esclarecimentos. Este é o sexto inquérito. Ainda vem muita coisa por ai. Todos, sem exceção, que ajudaram a roubar o $$ público vão ter sua hora e vez. È só esperar...

BURACO

Um buraco aberto pela prefeitura de Porto Velho na avenida sete de setembro provocou vários acidentes. A falta de sinalização da obra foi a causa principal. Não é a primeira vez que isto acontece com obras do município

Há alguns meses, um médico caiu com sua Biz num buraco na rua Brasília. De lá para cá, parece que ainda não aprenderam sinalizar. Serve até colocar uma lata com óleo queimando. O que não vale é a omissão de se deixar continuar a acontecer acidentes.

JATUARANA

Continua na ativa o cruzamento da morte na BR 364 com Jatuarana. O Denit atendeu solictação dos moradores, endossada pela prefeitura. Agora que está morrendo gente, ninguém é o pai da criança. Pela segurança , bloqueio já com o “New jersey”.

SAUDADES

Dia de finados. O amigo Selmo Vasconcelos publicou no jornal Alto Madeira uma entrevista do meu falecido pai, Francisco Andreoli. O entrevista foi dada há mais de 14 anos. Valeu Selmo. Sempre é bom lembrar de quem a gente ama. Mesmo não estando mais neste plano.

JORNAL ALTO MADEIRA
9 de JANEIRO de 1992.
MOMENTO LÍTERO CULTURAL
ENTREVISTA FRANCISCO ANDREOLI POETA, CRONISTA e ODONTÓLOGO

Nascido em Campos do Jordão, São Paulo, 50 anos de idade, 10 dos quais em Rondônia por opção. Estudou odontologia, tendo feito especialidade na área de ortodontia, participou da UNE como estudante, enfrentou a repressão, está decepcionado com a classe política e com o nível de politização do brasileiro.

Publica poemas e crônicas há 30 anos, por periódicos esparsos pelo país. Reside em Ji-Paraná, onde também se dedica a vida rural, em contato com a natureza, sua última opção para os tempos da aposentadoria que estão próximos.

O leitor do jornal ALTO MADEIRA vai conhecer um pouco mais sobre ANDREOLI através desta entrevista que ele concedeu ao SELMO VASCONCELLOS para o Momento Lítero Cultural.

SELMO – COMO SURGIU SEU INTERESSE PELA LITERATURA ?

ANDREOLI – Meu interesse pela literatura aconteceu muito cedo, mercê de um pai que teimava em colocar Monteiro Lobato em minhas mãos, até que o gosto pela leitura explodiu como uma descoberta mágica. Com 8 ou 9 anos, já havia lido todos o Lobato infantil, Edgar R. Burroughs, desaguando aos 12 anos em Érico Veríssimo, Júlio Verne e Jorge Amado. Daí para a frente a coisa que mais fiz em minha vida foi ler. Aos 50 anos continuo lendo.

SELMO – AS AUTORIDADES E A CULTURA SÃO FORÇAS ANTAGÔNICAS ?

ANDREOLI – Não creio que a cultura, como expressão de um povo tenha qualquer vínculo com autoridades. Melhor seria que não existisse a expressão “cultura oficial” pois o povo desconfia de tudo que é oficial.

SELMO – Rondônia e a cultura. Fale sobre o Estado quanto ao seu desenvolvimento social e cultural.

ANDREOLI – Rondônia é muito jovem. A única coisa que pode interferir no crescimento e na formação cultural da região é o tempo. Como não temos autoridade sobre o tempo, resta esperar que depois destas primeiras gerações surjam valores locais, cada vez mais expressivos e que sejam reconhecidos pela comunidade.

SELMO – E COMO ESTÁ A SUA PRODUÇÃO LITERÁRIA ATUAL ?

ANDREOLI – Tenho produzido pouco e normalmente meus trabalhos são publicados nos jornais de Rio Branco, Acre, onde existe uma forte manifestação literária e algumas vezes nos jornais de São Paulo onde trabalhei há mais de uma década.

SELMO – QUAL A MENSAGEM QUE VOCÊ PASSARIA PARA OS QUE DESEJAM ADENTRAR O UNIVERSO LITERÁRIO ?

ANDREOLI – A mensagem seria : Quem não lê porque não quer é muito pior do que aquele que não lê porque não sabe.”

2 comentários:

Anônimo disse...

Que lista mais manjada essa dos metidos no escândalo das "passagens aéreas", estão todos lá novamente dando ibope, não há novidades e nem justiça para eles. Kaká mendonça continua ai e Helen Ruth sentada e atuante ao lado dele. Háá por favor parem de divulgar essas listinhas repetidas...o povo quer algo novo, afinal o espetáculo não pode parar...pois a maioria só sabe assistir e até rir.

Anônimo disse...

esses 49 estão é rindo dos babacas que pagam impostos como eu, porque sabem que não vai dar em nada.
cel ferro no urso? piada......
a maioria deles estárá ocupando cargo publico no governo cassol, ganhando às nossas custas....
chego a pensar que sonegar neste país é a melhor coisa............