quarta-feira, agosto 15, 2007


BAGRÃO DE MINAÇU

No trecho entre Minaçu (GO) e Palmas (TO), no segundo dia desta edição de 15 anos do Rally dos Sertões, fui fotografar a largada da especial do dia, nas proximidades da Hidrelétrica de Cana Brava. No caminho, encontrei um homem numa carroça. Parei para fotografá-lo, pensando em fazer um contraste do meio de transporte do cidadão com as motos que se deslocavam para a largada.
Enquanto esperava a passagem de mais uma moto, puxei conversa sobre a região. No bate-papo, o carroceiro me disse que o lago é muito piscoso, com grandes peixes. Perguntei o tamanho do peixe, já que em Rondônia, estado de origem de nossa equipe existem grandes exemplares, como Pirarucu, Pirara, Jáu e outros.
O homem não se fez de rogado e disse que em Minaçu tinha os maiores peixes do Brasil e largou esta pérola, pronta para entrar para as lendas do Rally dos Sertões,
Segundo o pescador, num ano em que a represa estava com o lago cheio, quase trasbordando, foi aberta uma comporta para dar vazão à água. De repente o pessoal da hidrelétrica percebeu que tinha parado de escorrer água pelo vertedouro.
Foram checar e encontraram um bagrão entupindo a comporta, como uma rolha, fazendo a água minar por sobre as muralhas de concreto da represa. Ainda segundo o minaçuense, o bruto teve que ser dinamitado para a represa não estourar.
Sem acreditar na conversa do homem segui minha viagem, atrás do circo dos Sertões. Fica o registro do bagrão de Minaçu.

5 comentários:

Anônimo disse...

Caramba, este cara é mais mentiroso do que vc com a história do Rio Candeias......vc perdeu....kkkkkkkkkk


Hamilton Lima

Anônimo disse...

Noooossa, essa foi pior do que aquela que tu contou da "rabeta" que virou helicóptero no redemoinho do rio. Hushsuhsausuhsuhsauhsushusahsauhsu!!!!
(EU)

Anônimo disse...

obrigado andreolli por vc ter encontrado nosso tio lá de goiás, fazia um tempão que a gente não tinha notícias dele, é o de sempre, sempre contando causos e mais causos, e tudo verdade, ele esqueceu de dizer que só de dinamite foi uma scania cheinha, e eu morava em goiania na época, vc acredita que o estouro foi tão grande que mandou a barrigada do bagre até lá? até hoje tem prédio manchado de merda desse bagre em goiania?

Anônimo disse...

e ai nobre amigo volta quando?

Anônimo disse...

Sou de Minaçu, e quero dizer que passei um periodo de 2 anos(de 1984 a 1986), na querida Porto Velho. Agora, Minaçu não tem só bagre tem também o peixe mais amado do Brasil, o tucunaré, isso aqui é uma festa. Além disso, é um municipio facinante, cheio de belezas naturais como: grutas, lindas cachoeiras, dois grandes lagos (Serra da Mesa e Cana Brava) e a linda Praia do Sol. Quer conhecer? é só visitar nosso site www.minacunet.com
Abraços!!!