quarta-feira, setembro 26, 2007

DE NOVO BRITO

O deputado estadual Alexandre Brito, com um currículo de mais de 5.000 cirurgias gratuitas, conhecidas como compra de voto bisturi, agora deu para achar que pode ser prefeito da capital.

Dono de um pedantismo nato, o médico (Doutor Alexandre) na verdade demonstra ter asco do povão e nenhum respeito pelos próximos.

Uma situação ocorrida num grande colégio da capital mostrou a verdadeira índole do bom samaritano. Com um problema para resolver do irmão mais novo (caçulinha), na casa de educação, Alex chegou todo grosseiro, falando alto e assustando as outras crianças que esperavam por seus pais.

Só parou quando teve a atenção chamada pelo proprietário da casa de ensino, que perguntou para o mesmo se era assim que se resolvia as coisas no seu hospital. Se está era a sua educação de berço. O frangote recuou na sua pseuda coragem de falar grosso e voltou ao tom de voz ameno e delicado com que costuma iludir seus eleitores.


GUAJARÁ

Tenho escrito sobre a “chicana” tributária da Zona Franca de Guajará Mirim e os empresários que se beneficiam dela. Para esclarecer denúncias que chegaram a este repórter, fui entrevistar o secretário de Finanças do estado, José Genaro.

Cheguei por volta de 11hs no gabinete. Menos de 20 minutos e fui recebido pelo titular da Sefin, numa sala ampla. Uma bíblia do lado direito da mesa de Genaro chamou minha atenção. Expliquei a missão espinhosa. Genaro por sua vez, com a fisionomia carregada afirmou ter conhecimento das publicações no blog.

Disse que já tinha pensado em ir até o jornal “tirar” satisfação. Corrigiu na hora, dizendo que pretendia visitar a redação para “dar” explicações Após as primeiras palavras rudes, Genaro se mostrou aberto a responder os questionamentos deste escriba.

Comecei perguntando se o mesmo tinha conhecimento das denúncias sobre suposta sonegação ao tesouro estadual por parte de grandes atacadistas de alimento. Genaro respondeu que não procede as afirmações. E explicou o trâmite fiscal de uma mercadoria que hipoteticamente viria de São Paulo para a Zona Franca de Guajará Mirim.

São Paulo cobra 7% de ICMS sobre produtos comercializados em seu território. Quem adquire produtos destinados a Zona Franca de Guajará Mirim tem isenção destes 7%. A mercadoria é internada na ZFGM através de recolhimento de taxas a Suframa.

Quando o empresa ( tipo Distribuidora Coimbra, Recol, Nova Era) vende esta mercadoria para Porto Velho, ocorre a desinternação do produto, tendo a empresa que recolher os 17% do ICMS Estadual. Como manda o figurino.

Resumindo, Rondônia nada perde. Nada é sonegado. Nada de propina.

O prejudicado nesta história é o estado de São Paulo, já que a vantagem auferida com a chicana tributária realizada pelos empresários rondonienses é justamente os 7%, que não são recolhidos para SP com a desinternação.

Aliás, acredito que correm risco por pouco, ou não?

OUTROS

Mais pessoas são prejudicadas com este bate-volta de mercadorias na divisa com a republica dos ladrões ( bolívia). Os pequenos empresários que não têm volume de negócio para viabilizar o “esquema” e sofrem concorrência desleal nos preços finais ao consumidor são um deles.

OLHO VIVO

Uma investigação federal está em curso. Pelo menos é o que leva a crer os indícios. Coletas de documentos na Sefin por parte de agentes federais. Busca e apreensão de documentos contábeis dessas empresas. Possíveis grampos telefônicos.

A Policia Fazendária Paulista estaria por trás deste pedido de investigação federal. Vem operação e cadeia para alguns nobres empresários. Quero estar lá para fotografá-los.

Fim de papo.

ASSALTO

Uma nova modalidade de assalto está sendo praticada na rodovia que dá acesso ao paraíso fiscal de Guajará-Mirim.Os bandidos abordam os ônibus com “sacoleiros” que viajam para fazer compras na republiqueta de bananas ( bolívia) e limpam suas carteiras.

O roubo da carros e motos também está de volta com maior intensidade. Será que o governador ou alguém graduado do governo pode tomar uma atitude e trazer de volta a operação São Cristóvão?

CAERD

Pagamos a segunda maior tarifa do Brasil por 10m³ de água consumida. Só perdemos para o Rio Grande do Sul. As informações são da própria empresa rondoniense. Que vergonha, depois vem dizer que não é necessária a municipalização do serviço de água.

A Caerd em Rondônia tem na presidência a professora primária Rose Sena, esposa do deputado estadual Miguel Sena...

FESTIVAL DE PRAIA

O secretário da Semes, empresário e vereador ( só não está na CMPV por culpa da morosidade conivente do TRE/RO) vai realizar o Festival de Praia de Fortaleza do Abunã neste final de semana. A idéia de Castro é fazer acontecer um verdadeiro festival esportivo e a troca da data ( saindo do tradicional feriadão de 7 de setembro) é fundamental para o sucesso.

Explico: No feriado criou-se um estigma de uma barca doida, cachaça pura ( herança de Camurça, o barqueiro). Centenas de noiados correm para se chapar nas areias do balneário. Sexo ao ar livre, necessidades fisiológicas na areia e pedras. Enfim, uma Sodoma e Gomorra tupininquim.

Com a idéia de realizar o evento voltado a família portovelhense, Emerson Castro resolveu transferir a data para que nos dias do festival municipal só se pratique saúde e lazer. Parabéns pela coragem.

4 comentários:

Anônimo disse...

Paulo, a Distribuidora Coimbra teve alteraçao contratual, ou seja tem outro proprietario.

Anônimo disse...

PAULÃO, essa do GENARO eu não engulo não, mas novamente admiro sua coragem...Por falar em GENARO, o filinho do papai, conhecido por FRANGÃO, parecia um galinho garnizé no Rio Candeias este fim de semana, acidente com lanchas sem registro, e ambos os condutores sem habilitação para conduzir embarcações envolveu Marcelo, filho do GENARO e um oficial de justiça de nome Fernando.CADÊ A CAPITANIA DOS PORTOS!

Anônimo disse...

Prezado Paulo, sou uma entusiasta do seu blog e pessoalmente já teci inúmeros elogios à inteligência e perspicácia com que você denuncia absurdos que ocorrem pela cidade. Porém a crítica que você publicou sobre o deputado doutor Alexandre não procede, pois o mesmo nunca participou de qualquer evento escolar de seu irmão caçula! De onde pertiu esta informação? Porque não citou a fonte? Pela imagem que faço de ti, Paulo, um jornalista comprometido com a ética de sua profissão, me espanta o fato de você ter tanta abertura comigo e com o deputado e mesmo assim não ter nos procurado para apurar esta "misteriosa" denúncia. Inclusive a acusação sobre o deputado ser pedante e não ter carisma, não está de acordo com a última pesquisa de opinião popular. Paulo, não é com críticas vazias e sem fundamento que iremos contribuir para o crescimento desta cidade. Espero não ter que me decepcionar com a sua postura profissional como já ocorreu com alguns de seus colegas jornalistas, pelo fato de usarem suas ferramentas de trabalho de forma equivocada. Quando de fato a notícia for fiel e verdadeira serei a primeira a apoiar sua plena apuração, mesmo que se trate do deputado, que no caso é meu irmão! Mas, Paulo, me poupe das picuinhas, dessas conversas de lavadeira que não acrescentam nada a ninguém. Perda de tempo! Vamos aprender a elogiar e ajudar as boas ações ao invés de jogar areia? Você por um acaso faz algo pelo social? Todos os dias o deputado visita os bairros mais pobres de porto velho e atende pessoas miseráveis, muitas vezes realiza cirurgias, compra medicamentos e cestas básicas com recursos próprios. Poucos são os empresários ou cidadãos que incentivam o trabalho social e fazem algum tipo de doação, seja de recurso financeiro ou mesmo do seu precioso tempo para atuar como voluntário. A propósito você não gostaria de colaborar pedindo ajuda para quem precisa no teu blog? Todos os dias presenciamos pessoas morrendo de fome e sem atendimento de saúde. O deputado está fazendo a parte dele, estendendo a mão para que não tem mais esperança, isso você pode conferir no programa televisivo doutor cidadão no qual o mesmo apresenta todos os domingos pela Rede Tv e também no site rondoniagora.com. A gente veio aqui pra falar ou pra realizar? Pense nisso!

Anônimo disse...

Égua! TUA MÃE É PAULO? (...) deu vontade até de chorar, com essas palavras, Renata. Todo mundo é santo até que provem o contrário, né. O deputado Alexandre BRITO faz tudo isso que você disse sem cobrar nada em troca? Quem realmente faz algo por quem precisa, FAZ por idealismo e não almeja nenhum cargo público. Pura bravata esse seu discurso.

Anderson Costa