quarta-feira, fevereiro 28, 2007

BARRACO

Na tarde de ontem, eu e minha sócia Cristina Barros se metemos num arranca rabo com assessores, seguranças e vereadores na Câmara de Vereadores da capital.

O motivo:

Produzimos uma reportagem sobre a farra dos combustíveis na casa de leis municipal. Havia uma denúncia de que os vereadores teriam aumentado ( através de resolução) a cota de combustível de 200 para 500 litros. Na afirmação de possíveis irregularidades, foi entregue a este jornalista uma requisição de combustível que poderia provar a “farra” com dinheiro público. ( Ainda não foi apurado: Mas a fonte garante que o aumento de cota de combustível seria para “pagar” os vereadores pela eleição da mesa diretora, uma espécie de mala preta.).

Durante a apuração, tivemos que abastecer o carro em que estávamos com 20 litros de gasolina, “comprada” com recursos oriundos dos cofres públicos. Após o abastecimento, dentro de preceitos éticos da profissão de jornalista, retiramos o combustível e colocamos num galão, aguardando o momento da devolução ao legitimo dono, o povo de Porto Velho.

A gasolina não nos pertence. Se usássemos o combustível, estaríamos sendo cúmplices da bandalheira engendrada nos porões da casa de leis municipal.

Pois bem, ao chegar à Câmara, o primeiro contato deste repórter foi com o vereador Ramiro Negreiros, que disse ter visto o vídeo, mas não acreditava que a requisição fosse verdadeira. A reportagem seria uma fraude.

Pois é Ramiro. Fraude foi sua eleição! Você é acusado de compra de votos. Já foi cassado. Não está em casa ou na cadeia porque a justiça deste país anda a passos de tartaruga.

Entendeu Ramiro. Fraude foi sua eleição!!!

Fui ao encontro do ingênuo Hermínio Coelho, que disse que a gasolina poderia ser entregue ao diretor geral. Voltei ao Hall de entrada, onde tinha ficado depositado o galão. Quando peguei no galão, uma muvuca já estava formada.

Um imbecil, assessor da atual crente José Hildes ( o vereador disse em reportagem que devolve a gasolina se for provada alguma irregularidade, Tá esperando o que para devolver ?) começou a nos ofender. Um outro infeliz veio ao encontro deste e sob ameaça de violência física, colocou-me para fora da casa do povo.

Nesta hora, tenho que registrar o apoio recebido dos jornalistas Mario Moraes (www.mariomoraes.com) e Gérson Costa (www.rondoniagora.com), que contemporizaram e me trouxeram de volta ao centro ( Parece que tudo não passou de um sonho e só acordei com a presença dos companheiros de oficio).

Dois vereadores, Paulo da Condor e Mario Jorge, vieram ao meu encontro. Paulo da Condor mais preocupado em saber o nome da fonte que entregou a requisição. Mario Jorge, mais sereno disse que em razão dos fatos, devolveria sua cota de combustível.

Depois de toda esta novela, ainda continuo de posse do combustível que pertence ao povo de Porto Velho. Posso devolver a hora que quiserem.

AMARELO

No site o rondoniense ( atual porta voz da Câmara), uma matéria de tom “oficialesco” diz que o Andreoli foi fazer desordem na Câmara. Que desordem? Devolver o que não me pertence? Se liga cabeção!!!

No final da matéria, é inserido um comentário de que o vereador Kruger Darwich, esbravejou num canto do plenário, “Este é o perfil do jornalista que temos em Rondônia”.

Logo após a publicação, encontrei o vereador na Câmara. Ele disse que não falou nada e que Rubson Luis é que teria mentido na sua matéria.

Conheço o Rubson. Procura trabalhar sério. È mais fácil o vereador que se diz vermelho ( PCdoB) tenha amarelado na frente deste repórter. É aquela coisa Roberto Sobrinho, cada prefeito tem o covarde que merece como seu “líder”.

AMIGOS

Aproveito o ensejo para agradecer as dezenas de manifestações de solidariedade recebida de companheiros da imprensa. Reitero meu propósito de continuar trabalhando em favor da comunidade. Não vai ser meia dúzia de corruptos que vão me fazer esmorecer no trabalho de informar a população.

14 comentários:

Anônimo disse...

apenas a favor da lingua portuguesa:"eu e minha sócia se metemos"....o correto: eu e minha sócia NOS metemos", ou seja, incorreto: nós se metemos; correto: nós nos metemos..........obgrigado.

Anônimo disse...

Jornalista Paulo Andreolli, você está de parabéns, mas poderia aproveitar a deixa e investigar quanto o vereador José Hilde ganhou na compra do sítio onde funciona o sindicato hoje, na BR 364. Dizem, nos bastidores, que o superfaturamento ultrapassou 60%. Fazem anos, mas será que não vale a pena investigar?? Abraços do seu amigo

Anônimo disse...

O nome do vereador petista evangélico é José Wildes, não José Hildes. E pelo amor de Deus, um erro desses logo no primeiro parágrafo? Por acaso a gasolina que tú bebeu tava batizada?

Anônimo disse...

jornalista (sic) tem obrigação de escrever um texto sem erros de portugues, é inadmissivel isso, ou não tem habito de leitura,ou é ruim de chinfra mesmo, e tem mais erros no texto....

Anônimo disse...

andreolli, a camara municipal tem mais coisa pra descobrir de falcatrua, eu proponho que esses vereadores vão fazer estagio com o nosso presidente neodi na ALE pra ver o que é moralização, veja se vc ve algum caso no estado, porque nosso governador tem pulsos firmes, contra a corrupção inclusive na ALE ele faz igual fez no caso das fitas, entrega todo mundo, por isso TRABALHO E RESPEITO É O LEMA, ele já falou pro neodi se ele souber de alguma coisa dessas ele corta mais verbas da ALE e acaba a parceria
porque o dinheiro do povo é sagrado e veja quantos assessores ele já botou pra trabalhar na ALE, esses vereadores vão ter que aprender muito com ele....MARLUCIO PAES.

Anônimo disse...

O Babaca, a palavra habito tem acento ( hábito). Para de encher o saco do cara e vai caçar o que fazer. Vocês ficam procurando erros de português no texto do Andreoli e não prestam atenção nas sacanagens que ocorrem a sua volta, com o povo sendo esfolado vivo por corruptos de colarinho branco. Por isso, babacão, no alto de sua sapiência, deixe de procurar erros no texto e tente encontrar soluções para as mazelas do nosso povo.

Amigo Andreoli. Isto esta parecendo DESPEITO.

Anônimo disse...

Caramba!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O Andreoli é um dos poucos que REALMENTE contam as coisas, que faz um jornalismo isento e vem uns MALAS para corrigir!!!!!!

Esses malas que só querem corrigir erros de português não se preocupam com assuntos mais sérios?????????????

Essa coisa da briga dos shoppings, por exemplo. Está na cara que estão perseguindo o Shopping Porto Velho para ganhar tempo pq o outro não tem grana. Estão tentando inviabilizar a construção apenas pq têm medo da competência e experiência. Por interesses próprios querem detonar um grande investimento para nossa Rondônia!!!!

Eu não acredito na competência do pessoal do Madeira Shopping. Cadê o CURRÍCULO????? Cadê as outras realizações??????????????

Os caras do Shopping Porto Velho têm 35 (TRINTA E CINCO) anos de experiência!!! Não´são um grupo formado para dar golpes... Têm história...´

A concorrência é maravilhosa para PVH!!! Viva quem quer REALMENTE invetir aqui... Nosso povo PRECISA !!!!!!!

Anônimo disse...

Tem mais!!! Como diz o Andreolli:

O Shopping Madeira é em frente ao Cemetron! Ele sim é que está em lugar altamento poluído... Um brejão!!!

O Shopping Porto Velho é muito mais bem localizado e uma empresa séria NUNCA iria fazer uma obra contra o meio-ambiente!!! Vcs acham que iriam sujar 35 anos de tradição por isso??????

O povo daqui não está acostumada com gente séria e competente...

Sabem apenas mamar dos cofres públicos e tentar destruir bons projetos que só trarão coisas boas para PVH!!!!

Anônimo disse...

Olha só Andreolli, parabens por sua aparentemente postura corajosa.
Desculpe a sinceridade mais é que o Jornalismo do nosso Estado está tão tendencioso aos seu patrocionadores, quanta a politicagem regional. Crítica, construtiva a parte, queria lhe informa que EU, em uma conversa informal com um funcionário ESTATUTÁRIO da casa (CMPV) fiquei sabendo que já rola pela câmara um projeto, (passou pelas mãos desse funcionario), bem adiantado da construção do conjunto habitacional para os servidores da Casa. Até aí tudo bem! O problema é que alguns dos vereadores já garantiram sua casa e para seus parentes e agregados. Se essa informação tiver procedência é bom verificar,por que infelizmente, apesar dos pesares, a mídia ainda é o super héroi na defesa do povo.

Muito Obrigado

JOÃO CURIOSO

Anônimo disse...

tem muito nego nervoso por aí, a partir de oje não corrijo erro de portugueis, carma gente devagar nóis se entende, até porque os erro de portugueis não tem nada aver com o entendimento da noticia, concordo com o autor mas não cos erros de portugueis, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, eu não tenho habito (sem acento nervoso 1) a despeito nervoso 2 eu me preocupo com outras coisas, mais tamem com os erro de portugueis

Anônimo disse...

Por isso, babacão, no alto de sua sapiência, deixe de procurar erros no texto e tente encontrar soluções para as mazelas do nosso povo.

Anônimo disse...

toda vez que tiver erro vou corrigir para o bem e crescimento cultural de quem escreve, é uma crítica construtiva, pois os textos rodam o mundo e poderão entender que aqui todo mundo fala, escreve errado, etc....sinceramente, nós já SE ENTENDEMOS, TÁ?

Anônimo disse...

Vc está certo, meu amigo... boa sorte.

Anônimo disse...

Taí uma dica para vc: Paulo da Condor elegeu-se comprando votos de vigilantes, Kruger Darwcih botou a mulher na Procuradoria, ferindo a lei do nepotismo, e Maureen Marques de Almeida, na verdade nunca foi jornalista, é uma advogada, lotada como Assessora de Imprensa no Gabinete do Prefeito ( cargo em comissão) e colocada à diposição da Procuradoria Geral do Município, ganhando uma gratificação como se fosse Procuradora... E nem fale em probidade e honestidade que o povo do PT fica brabo...