terça-feira, fevereiro 27, 2007

FLORESTA

Muito se tem falado a respeito do aquecimento global. A culpa é do CO2, mais conhecido por gás carbônico. A solução seria o plantio de árvores para combater a chaga do século 21.

Até uma fórmula matemática foi criada para se calcular qual a quantidade de árvores que teriam que ser plantadas para reagir ao aquecimento, em função da carga de gás carbônico que indivíduos, famílias, carros e indústrias despejam na atmosfera.

Alguém poderia calcular quantas mudas de árvore a Termonorte teria que plantar para tentar (veja bem, tentar) reverter o imenso dano ambiental que causa à Rondônia e ao planeta Terra.

Como a empresa queima mais de um milhão de litros de diesel por dia, acredito que a empresa deveria plantar uma floresta diariamente. Aliás, quanto à empresa destina em recursos para salvaguardar o meio ambiente?

Uma boa opção de trabalho para o Ministério Público Estadual.

PETROBRAS

Há dias publico neste espaço sobre um suposto desvio de combustível da Base Rio Madeira da Petrobras. Seria coisa de milhares de litros. Nas delegacias da capital, nada se encontra. Na estatal, nada se fala. Um gerente que poderia estar envolvido foi afastado. Continuo atrás da história.

SHOPPING

A celeuma sobre a construção do Shopping Porto Velho continua. Tudo seria parte de um plano arquitetado pela concorrência para tentar atrasar as obras. Estão usando de um “expediente” ardiloso. Maquiavélico diria.

A primeira tentativa surtiu efeito contrario. Tipo tiro no pé. A população ficou constrangida com as insanidades publicadas num jornal de grande circulação (porém com menos abrangência) que a poderosa rede mundial de computadores (internet).

O medo do grupo local (que pretende construir outro Shopping na Br 364 com a avenida Guaporé) e que teria supostamente patrocinado os ataques contra o Porto Velho Shopping seria por razões de comércio. Estão com receio que possa haver uma debandada geral dos empresários locais em direção ao Shopping dos “gringos”.

A holding que administra os empreendimentos comerciais em mais de 10 paises possui Know-How suficiente para encarar a empreitada, que não é só de construir, mas principalmente de administrar o condomínio comercial.

Os empresários estrangeiros fizeram estudos econômicos e de viabilidade técnica. Não parece que o grupo que diz que vai construir o Shopping em frente ao Cemetron tenha feito estudos técnicos sobre a viabilidade comercial do empreendimento.

Sim, porque o terreno escolhido fica a margem da BR 364, que com a duplicação ganhou os muros “new Jersey”, que impedem o retorno fácil dos motoristas. Seria uma tremenda dor de cabeça para os consumidores.

Os bairros que circundam o empreendimento dos “canadenses” são considerados de classe média para alta. Existem bons conjuntos habitacionais e diversos condomínios fechados nas redondezas.

Dentro dos estudos de Geo-Marketing, a outra área ( perto do Cemetron) possui na vizinhança um público de menor poder aquisitivo, com dezenas de invasões de terra nas proximidades, o que inviabiliza um retorno real dos investimentos dos lojistas.

Já tivemos um exemplo negativo em Porto Velho, quando da construção de um pseudo Shopping nos anos 80. O famigerado Vitória Régia.

Cabe ao leitor e principalmente ao comerciante de Porto Velho refletir e decidir qual é o grupo que realmente tem condições de construir e gerenciar o empreendimento.

FANTASMA

Uma fantasma funcional assombra o departamento médico da ALE/RO. A assombração estaria no gabinete odontológico da casa de leis há mais de uma década. Uma situação esdrúxula e sem precedentes. Alguém sabe o nome da gasparzinha?

3 comentários:

Anônimo disse...

o grupo dos estrangeiros vem de boeing..o grupo de porto velho vem de carroça..quem vc acha que ganha a corrida? é o tal negócio é a falta de visão de povo que se diz nativo que estão mamando nas tetas e não entendem que está se iniciando um novo ciclo de desenvolvimento neste estado com furnas.....porque vcs acham que foi barrado um projeto de um grande hotel nesta cidade? nem precisou do mario calixto meter o pau nos caras, dizem que vai cobrir a visão das caixas dágua, é mole? a obra tá parada.....

Anônimo disse...

eu chego a pensar que esse negocio de emprego publico é uma boa....esse dentista deve estar sub locando seu emprego, alguem faz a dele por lá, é a - mesma coisa que pensar que a maioria desses medicos de porto velho são FUNCIONARIOS PUBLICOS, como pode um aparicio carvalho, dono de faculdade de medicina, odontologia, PEGAR PLANTÃO (será?) como funcionário publico? um dr. mauro? esses cumprem plantão em postinho de saude..pode? e tem cada figura que não dá pra imaginar....POR FAVOR SÁ O NOME DA FERA..........DE REPENTE EU SOU PACIENTE DELE......E SE FOR, QUANDO PUDER DIGO: ENFIA ESSE DIPLOMA NO ...............

Anônimo disse...

wwww